Escolha uma Página

Monitoramento da rede Operativa Integrada de Proteção e Supervisão de FURNAS

Código ANEEL: PD-0394-0933/2010

RESUMO

Este projeto inclui a avaliação de uma infra -estrutura de monitoração  da rede Operativa de Proteção e Supervisão de Furnas, bem como  a identificação da base atual de operação desta rede,  e a identificação e proposição dos requisitos de monitoramento da mesma em termos de métricas de interesse,  requisitos de desempenho   e ferramentas livres e comerciais disponíveis.   A avaliação das alternativas tecnológicas para a rede de Furnas se dará por meio do desenvolvimento de protótipos, conduzidos em laboratório. O trabalho será baseado no padrão IEC 61850.  Será feita também a avaliação das ferramentas de monitoração selecionadas de forma teórica e prática. Está prevista a implantação de uma infra-estrutura piloto de monitoração da rede legada para que sejam propostas alternativas para a monitoração da próxima geração da rede.

PRODUTO DO PROJETO:

Especificação e implantação de piloto de infraestrutura de monitoração da rede operativa de proteção e supervisão para auxiliar as atividades de gerenciamento e operação pela verificação automática do estado da rede e identificação de anomalias no desempenho, visando a previsão de possíveis falhas.

ORIGINALIDADE:

Para monitoração de uma infraestrutura de TIC existem ferramentas abertas tais como NAGIOS e CACTI. Essas possuem recursos para monitorar serviços de rede, recursos em sistemas finais além de alarmes, temperatura, etc., dependendo da disponibilidade de equipamentos que permitam o acesso a estas informações. Há também ferramentas comerciais, como o nGenius Performance Management System da NetScout, que trabalhando junto com equipamentos de monitoração (probes), podem obter informações sobre o fluxo de tráfego através de uma derivação no link original de dados ou através do espelhamento de portas em switches. Esses dispositivos efetuam monitoração passiva a partir dos pacotes e quadros que trafegam pela rede e possuem equipamentos que podem inspecionar e coletar informações mais profundas relativas a camadas superiores (deep packet inspection). Esses dispositivos devem ser posicionados em pontos estratégicos da rede para terem uma visão privilegiada do tráfego que entra e sai, sobretudo de enlaces críticos como o de acesso à Internet ou aos servidores dos aplicativos. No contexto do monitoramento de redes elétricas, o sistema SAGE é bastante utilizado na supervisão e controle de redes elétricas. A questão é que tais soluções não efetuam o monitoramento ativo para obtenção de informações
de desempenho dos canais de comunicação. O que predomina é o monitoramento passivo, principalmente através do protocolo SNMP que identifica apenas o status das interfaces de rede. Além disso, as informações de desempenho não são apresentadas em um formato padrão, que possa ser integrado com outras infraestruturas de monitoramento, principalmente as voltadas para visualização. Por fim, tais iniciativas não apresentam, a partir dos 

dados medidos, o diagnóstico prévio do problema. Tal diagnóstico auxilia na antecipação da solução do problema eminente, sendo fundamental para a prevenção de futuras falhas. Desse modo, o presente projeto consiste em uma solução de monitoração inovadora.

APLICABILIDADE:

A monitoração proposta é de aplicação geral podendo ser replicada em qualquer rede de empresas ao setor elétrico. Este tipo de monitoração já é utilizado pela equipe do projeto na RNP, na rede GIGA, na futura RNP. Este projeto propõe o desenvolvimento de novas ferramentas adequadas às redes de supervisão do sistema elétrico. Ele é adequado ao cenário apresentado pelo fato de o mesmo apresentar uma rede de telecomunicações que se baseia no uso do protocolo TCP/IP para a comunicação entre os dispositivos. As ferramentas que serão utilizadas na infraestrutura de monitoração proposta são de código aberto e já são
fortemente utilizadas por outros projetos com contextos similares. Pelo fato de as atuais soluções não apresentarem ambientes de recomendação e diagnóstico da rede, que fazem uso das informações de desempenho dos canais, a infraestrutura de monitoração apresentará informações complementares às já apresentadas pelas atuais soluções de monitoramento.

RELEVÂNCIA:

O projeto possibilita a obtenção de informações de desempenho não fornecidas pelas atuais soluções de monitoramento. Através dessa ferramenta de monitoramento será possível o diagnóstico detalhado do estado de funcionamento da rede da supervisão, com a identificação de diversos tipos de falhas em potencial, antes mesmo que elas ocorram. Isso permite medidas corretivas sem afetar o serviço de supervisão e por conseguinte o serviço de geração/distribuição de energia. Melhorando a supervisão do sistema elétrico são evitadas falhas e a perda de faturamento ou aplicação de multas. A relevância do projeto para a empresa consiste em aumento da disponibilidade do sistema de geração/transmissão de energia, através do aumento da confiabilidade da supervisão do mesmo, reduzindo e controlando riscos e gastos desnecessários. A utilização de dispositivos inteligentes (IEDs) na supervisão e proteção torna o uso de técnicas sofisticadas de monitoramento uma necessidade para o funcionamento do sistema.

Fonte: http://www.furnas.com.br/arcs/pdf/PeD/CarteiraProjetos/4-PD-0394-0933-2010%20Resumo.pdf

Rua Des. Geraldo Toledo, 19 - São Domingos - Niterói - RJ

Tel.: 2621-3488

Skip to content