Escolha uma Página

Seja bem vindo ao site dos Projetos de P&D entre Furnas Centrais Elétricas e Universidade Federal Fluminense

 

Os resumos descritos abaixo são amplos, visto que os projetos tem vários produtos e duração de 2 anos. Estudos de protocolos, arquiteturas, interoperabilidade e novas tecnologias e soluções, todas com base no IEC 61850, são assuntos presentes durante todo o projeto, assim como o estudo das especificações das futuras redes de telecomunicações para Furnas prevendo a utilização do padrão IEC 61850. 

Proteção e Supervisão em Rede Operativa Integrada (PSR) – Evolução e Próxima Geração da Rede FURNAS

Código ANEEL: PD-0394-0934/2010

Este Projeto inclui desde atividades de planejamento da arquitetura Física e Lógica da Rede Operativa de FURNAS até soluções e as especificações de FURNAS. O Projeto proposto considera e terá como um dos focos, e preocupação constante, a realidade da utilização do padrão IEC 61850 na Rede FURNAS. Este foco específico se materializa, principalmente, quando da definição das soluções, propostas e/ou novas implantações trabalhados no escopo do projeto. Será definida a matriz de serviços atual e prevista, identificando os requisitos operacionais para rede operativa. No que diz respeito à tecnologia, será feita uma avaliação para implementação da próxima geração da rede operativa; os problemas e lacunas nas tecnologias atuais serão identificados e se possível serão propostas alternativas que permitam a sua aplicação nos problemas de interesse. Está previsto também, a implantação de um laboratório para dar suporte a análise e desenvolvimento das tecnologias relacionadas, e o desenvolvimento de modelos que possibilitem simulação e planejamento de capacidade.

 

Monitoração da Rede Operativa Integrada de Proteção e Supervisão (PSR) de FURNAS

Código ANEEL: PD-0394-0933/2010
 

Este projeto inclui a avaliação de uma infra-estrutura de monitoração da rede Operativa de Proteção e Supervisão de Furnas, bem como  a identificação da base atual de operação desta rede,  e a identificação e proposição dos requisitos de monitoramento da mesma em termos de métricas de interesse,  requisitos de desempenho, ferramentas livres e comerciais disponíveis. A avaliação das alternativas tecnológicas para a rede de Furnas se dará por meio do desenvolvimento de protótipos, conduzidos em laboratório. O trabalho será baseado no padrão IEC 61850. Será feita também a avaliação das ferramentas de monitoração selecionadas de forma teórica e prática. Está prevista a implantação de uma infra-estrutura piloto de monitoração da rede legada para que sejam propostas alternativas para a monitoração da próxima geração da rede. Um aspecto a ser investigado é o uso das técnicas de monitoração na prevenção de falhas.

Rua Des. Geraldo Toledo, 19 - São Domingos - Niterói - RJ

Tel.: 2621-3488